O Promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, Haroldo Caetano, se manifestou solidário ao movimento dos estudantes secundaristas de Goiás, que desde a última quinta-feira, 10/12, ocupam alguns colégios estaduais em Goiânia, entre eles o José Carlos de Almeida e o Lyceu de Goiânia, ambos no centro. A ocupação é um protesto contra a intenção do governo estadual de terceirizar o ensino público às Organizações Sociais.
Em post na sua página no facebook, Caetano diz que chega a ser emocionante a mobilização dos estudantes da rede pública. ” Dentre muitas lições que podem ser colhidas desses movimentos, sobressai a de que a Educação, mesmo com os graves problemas estruturais que enfrenta, é o principal instrumento para a afirmação da cidadania e para a autonomia do sujeito”, diz o promotor.
Para o atuante membro do Ministério Público goiano, “é justamente pelo acesso à Educação que esses jovens brasileiros estão vencendo a alienação e percebendo a importância desse serviço público essencial, pelo qual agora lutam”.
Caetano termina fazendo um convite a todos os goianos para ajudarem o movimento, levando mantimentos aos estudantes mobilizados. “Vamos fortalecer a Educação Pública no Estado de Goiás pelo caminho da democracia, da participação social e da luta”, encerra.