“Quando dizem não, aí que tá a magica, meu irmão”.
O Grupo de Ginástica Cignus (Eseffego-UEG) representará Goiás no festival mundial de Ginástica para Todos, que será realizado de 12 a 18 de julho em Hensink, na Finlândia. O festival, realizado a cada quatro anos e que faz parte do calendário da Federação Internacional (FIG), não tem caráter competitivo, mas sim esportivo e cultural. O Brasil, mais uma vez, quer fazer bonito e tem um bom número de inscritos.
Será o 15º Gymnaestrada Mundial, que é o principal festival da modalidade, em que as equipes podem mostrar um pouco mais sobre suas culturas e deve reunir cerca de 25 mil ginastas, de 50 Países. Abrangente e versátil, a modalidade permite a participação de todos, independente da idade, no masculino e no feminino.
O Grupo goiano embarcou hoje rumo a Finlândia para representar Goiás sem nenhum patrocínio oficial do governo do Estado. Os integrantes do grupo disseram que contaram apenas com a ajuda de familiares e amigos para fazer bonito no país Europeu. “Contra tudo, mas não contra todos”, foi o slogan escolhido pelo Grupo Cignus para dizer que, embora ignorados pelo Governo de Marconi Perillo, pretendem levar o nome de Goiás para o mundo e mostrar nossa cultura lá fora.
É a primeira vez que o Estado de Goiás será representado no festival mundial de Ginástica para Todos.