Cerca de 60 prefeitos de municípios goianos se reuniram hoje, 10/06, com o Governador de Goiás, Marconi Perillo. Na pauta as dificuldades que as cidades enfrentam, sobretudo pelo não pagamento dos convênios firmados com essas prefeituras.
A dívida do Estado para com os municípios já ultrapassa R$ 120 milhões. Desde o início de 2014 o Governo de Marconi Perillo deixou de repassar a contrapartida dos convênios firmados com as prefeituras, relativos ao Programa Saúde da Família e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, além de parcelas de dezembro do ano passado referentes ao Transporte Escolar.
O que os prefeitos ouviram, no entanto, foram promessas. Segundo Perillo, o estado espera conseguir empréstimos na ordem de R$ 400 milhões para quitar os débitos com as prefeituras e realizar novas obras nos municípios. O Governo Estadual conta ainda com a hipótese pouco provável de privatização da Celg, o que representaria a tábua de salvação do governo de Perillo, absolutamente inviabilizado pela falta de recursos e déficit bilionários.
Apesar da tunga aos municípios, que enfrentam sérias dificuldades administrativas pela inadimplência do governo estadual, o Presidente da Associação Goiana dos Municípios – AGM, Cleudes Baré Bernardes, se disse satisfeito com as promessas de Perillo e ainda teceu elogios à sua administração.
Enquanto o dirigente enxerga em Perillo um grande municipalista, a população dos municípios por ele representados sofre com as consequências da má gestão do governo tucano em Goiás.