A Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Goiás lamentaram, em nota oficial, a morte do jornalista e blogueiro João Miranda do Carmo, 54 anos, ocorrida em Santo Antônio do Descoberto, cidade a 160km de Goiânia, localizada no entorno de Brasília. Miranda foi assassinado com 7 tiros na tarde de domingo último, 24/07, na porta da sua casa.
“Além da ação policial e judiciária para captura e punição dos responsáveis, é preciso que se tomem medidas preventivas tanto pelas empresas de comunicação quanto pelas forças de segurança do país para dar um basta nessa situação. Nesse sentido, a Fenaj vem propondo a instituição de um protocolo de segurança que permita as condições necessárias para o exercício do Jornalismo e para a garantia das liberdades de expressão e de imprensa no Brasil”, diz a Nota Oficial das entidades.
João do Carmo, além de jornalista, era responsável pela edição do site de notícias S.A.D Sem Censura, onde publicava denúncias contra políticos, além de notícias sobre tráfico de drogas. Familiares contam que ele vinha recebendo ameaças e que em 2014 teve um carro incendiado para que parasse de publicar denúncias no seu blog. Carmo anunciou, recentemente, que o blog havia alcançado a marca de 2 milhões de acessos e se dizia muito feliz com o sucesso do site.