Entre em contato

Política

Goiás avança duas posições e chega à 7ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados

É o melhor resultado da história de Goiás no Ranking de Competitividade. O estudo 2023 foi divulgado nesta quarta-feira (22/08) e avalia indicadores como infraestrutura, segurança pública, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, potencial de mercado e educação. Em 2019, o Estado ocupava a 13ª posição no ranking

Publicado

on

Goiás alcançou o melhor resultado no Ranking de Competitividade dos Estados da história - Foto: Lucas Diener

Goiás ganhou duas posições no Ranking de Competitividade dos Estados 2023, em relação ao ano passado. O estudo foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública e avalia indicadores como infraestrutura, segurança pública, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, potencial de mercado e educação. O estado governado por Ronaldo Caiado (UB) chega agora à 7ª posição entre os estados mais competitivos do país. É o melhor resultado da história de Goiás. Em 2019, primeiro ano do primeiro mandato do atual gestor, Goiás era apenas o 13º no ranking. Em 2021 chegou a 10º, em 2022 subiu para 9º e agora avançou mais duas posições.

Além da posição inédita no ranking geral, o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (23/08), traz Goiás em 1º lugar no Pilar Potencial de Mercado, que avalia indicadores como volume de crédito, taxa de crescimento do ente federativo e o tamanho do mercado. Nesse indicador, Goiás avançou sete posições em relação ao ano passado. Em Infraestrutura, o estado subiu 11 posições; Capital Humano, avançou 17 posições; Solidez Fiscal ganhou três posições e em Eficiência da Máquina Pública Goiás subiu quatro posições.

O Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades federativas, a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Na solenidade de apresentação do ranking, que ocorreu durante o 12º Congresso Consad de Administração Pública, evento que prossegue até o dia 24 de agosto, em Brasília, o governador Ronaldo Caiado dividiu o mérito da conquista com os servidores públicos estaduais e agradeceu pelo trabalho executado em todos os órgãos e unidades. “Nossos secretários e servidores têm o mesmo sentimento, o mesmo desejo de melhorar a qualidade de vida dos 7 milhões de goianos. Quando se governa com seriedade, os servidores acreditam no que fazem e é possível atingir esse patamar tão importante”, comemorou.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.