Integrantes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia prometem paralisar suas atividades amanhã, 09/06. O movimento deve se estender por tempo indeterminado, até que as reivindicações da categoria sejam atendidas pelo Governo Municipal.
Os Guardas Municipais cobram o cumprimento do plano de carreira, além do pagamento de auxílio alimentação, auxílio farda, curso de tiro e melhores condições de trabalho.
Com a promulgação da Lei 13.022/14, as Guardas Civis Metropolitanas tiveram seu campo de atuação ampliado e, hoje, além da preservação do patrimônio público do município, atuam como colaboradora, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social. Estão incumbidos, também, de desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal.
A Guarda Civil é um importante instrumento à disposição da comunidade, que soma forças no combate à violência que assola os médios e grandes municípios brasileiros.