Manifestantes, usuários do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia, fizeram, na manhã desta segunda-feira, 21/09, protestos na GO-070 e no terminal do Conjunto Vera Cruz contra a extinção de algumas linhas que ligavam os bairros de Goianira e Trindade, municípios da região metropolitana, ao terminal Padre Pelágio em Goiânia.
Pelas novas regras adotadas pela CMTC, os ônibus que antes levavam os usuários diretamente dos bairros para o terminal Padre Pelágio agora serão meros alimentadores. Moradores dos bairros de Goianira deverão embarcar em ônibus do Eixo Anhanguera em terminais improvisados à beira da GO-070 que os levarão até o Padre Pelágio. Já moradores de bairros de Trindade deverão ser conduzidos até o terminal do Vera Cruz, onde deverão embarcar em ônibus do eixão até o Padre Pelágio.
As mudanças impõem aos usuários do transporte uma verdadeira via crucis. Embora a CMTC tenha anunciado que isso melhoraria o fluxo dos passageiros, os usuários dizem que a piora foi substancial e por isso mesmo fizeram o protesto, inclusive ateando fogo em alguns ônibus do eixão.
O radialista Laerte Júnior, da rádio Difusora, já havia denunciado a manobra da CMTC como um fato que teria consequências desastrosas: “a companhia anuncia mudanças maravilhosas no transporte coletivo. Mas tudo não passa de uma mentira. Ela não explica direito como serão as mudanças e parte da imprensa reproduz a notícia oficial. Mas a verdade é outra e quem for checar “in loco” a partir do dia 19 vai perceber a enganação”, alertou Laerte na sexta-feira, 18/09.