Mesmo com gastos declarados de quase R$ 2 milhões em 2013 na pasta da saúde, o município de Marzagão, cidade a 207 quilômetros de Goiânia, administrada por Claudinei Rabelo (PSDB), usa uma ambulância emprestada do município vizinho, Água Limpa.
Segundos os moradores que contactaram o Blog, uma das ambulâncias da cidade sofreu sérias avarias depois de um capotamento e a outra teve que ser recolhida a uma oficina mecânica depois que o motor fundiu. Há aproximadamente 7 meses um dos veículos capotou na rodovia BR-153, próximo a Goiânia, e desde então deixou de circular. O traslado dos pacientes vinha sendo feito por uma única ambulância que saiu de circulação, segundo a prefeitura, por ter fundido o motor.
Os moradores alegam que não têm notícias dos veículos e que não há informações oficiais de quando estarão à disposição da população. A primeira medida paliativa adotada pela Prefeitura de Marzagão, segundo informações dos moradores da cidade, foi usar um carro comum, um Gol, para o transporte de pacientes. Em seguida conseguiram o empréstimo de uma ambulância, que não estava sendo usada, junto ao município vizinho.
O fato, entretanto, não obstante a boa vontade da cidade vizinha, criou um impasse legal: a ambulância, com placas de outro município, não pode ser abastecida pelo posto da cidade que mantém contrato com a Prefeitura. Por imposição legal, a Prefeitura só pode abastecer os veículos que constem na lista da frota oficial do município, devidamente discriminados em contrato.
A população informou também, que a falta de ambulâncias tem gerado um grande problema para quem precisa de atendimento médico, já que o hospital da cidade foi fechado há mais de 5 meses e o atendimento estaria sendo feito em Caldas Novas, mas agora, com o socorro sendo prestado apenas pela ambulância emprestada, a situação complicou.