Entre em contato

Cidades

Programa “Horta para Todos”, idealizado pela primeira dama Íris de Araújo, prevê colheita de 300 kg de hortaliças em horta modelo do Paço Municipal.

Produtos serão doados à Secretaria de Assistência Social (Semas), que distribui de forma gratuita a famílias carentes. De 2019 até outubro deste ano, colheita totalizará cerca de 6 toneladas de hortaliças.

Publicado

on

Cerca de 300 quilos de hortaliças serão colhidas nesta sexta-feira, 9, na Horta Modelo cultivada em área do Paço Municipal, a partir das 9 horas. No mesmo local, os alimentos serão distribuídos para o Banco de Alimentos gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para distribuição à famílias carentes da Capital. No ano de 2020, estima-se um total de 4 toneladas de colheita.

A ação integra projeto Horta Para Todos, programa idealizado pela primeira dama, Iris de Araújo, ainda na década de 1980, que tem o objetivo de ocupar espaços públicos ociosos e fomentar o trabalho coletivo e de cooperação. É um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), via Diretoria de Abastecimento e Agricultura Familiar. Atualmente, três hortas pela cidade estão sendo mantidas e a área cultivada no Paço chega a mil metros quadrados.

É neste local que a Sedetec oferece cursos gratuitos sobre agricultura familiar, em que os participantes aprendem a plantar, adubar o solo e a colher. Segundo o gerente de fomento e agricultura familiar, Alaor Castanheira, esse projeto ajuda a cidade também com relação à segurança pública. “Esse projeto aproveita espaços como terrenos baldios, onde há descarte de lixo e também vira esconderijo de vândalos. Para ele, é um jeito de não só valorizar os espaços, mas  também promover a cidadania”, afirmou.

Nesta sexta, a Semas vai receber, no momento da colheita, alface, couve, acelga, salsinha, almeirão, jiló e quiabo. “É a melhor maneira para oferecer as hortaliças frescas para a população que vai receber esses alimentos”, destacou Alaor.

Fonte: Secom/Goiânia

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.