Entre em contato

Artigo de Opinião

Serpes/Acieg mostra Ronaldo Caiado pavimentando o caminho para a reeleição – por Fabrício Carvalho

“Na pandemia, Caiado foi e é um defensor da ciência. O governador de Goiás apostou nas medidas protetivas, isolamento social e na vacina. Durante a virada do ano, abriu mão do réveillon em família e foi para o nordeste goiano socorrer as vítimas das chuvas e conferir os trabalhos das obras de reconstrução das estradas. Os gestos do governador Caiado o afastam do presidente Bolsonaro, o que não é nada ruim, afinal de contas, Bolsonaro hoje é um aliado com muitos problemas”

Publicado

on

O governador Ronaldo Caiado (DEM) lidera a pesquisa estimulada Serpes/Acieg com 37% das intenções de voto. Caiado foi eleito em 2018 “surfando” na onda nacional do “bolsonarismo” e no enorme desgaste local do “marconismo”, mas seria injusto com o atual governador do estado de Goiás uma análise reducionista da sua trajetória. É preciso lembrar que Caiado é um político experiente, chegou a concorrer à presidência da República no ano de 1989, entre 1991 e 1995 e, entre 1999 e 2014, atuou como deputado federal por Goiás.

Já entre 2015 e 2018, foi eleito senador pelo mesmo Estado. Na sua eleição ao senado surpreendeu muita gente quando rompeu com Marconi Perillo (PSDB) e construiu uma aliança com Íris Rezende (MDB). No senado, foi uma peça fundamental no impeachment da Presidente Dilma (PT) e isso contribuiu muito com sua popularidade em Goiás, principalmente junto aos grupos antipetistas, que em Goiás são muitos.

A avaliação do Governo Caiado (DEM), segundo a Serpes/Acieg, apresenta uma aprovação de 38,8% (32,3% de avaliação positiva e 6,5% de ótima) e uma reprovação é de 14,7% (8,1% péssimo e 6,6% ruim). Se o eleitor não demostra uma calorosa satisfação com o governo do Estado de Goiás, por outro lado também não rejeita. Em tempos de pandemia, grave crise econômica, desemprego, volta da inflação e a fome batendo à porta dos mais pobres, podemos dizer que a aprovação do Governo Caiado são números satisfatório para quem vive o desgaste cotidiano do poder.

Caiado em 2018 começou seu governo com forte discurso de combate a corrupção, próximo do Governo Bolsonaro e apoiando as reformas do Estado. Hoje, em pleno 2022, conseguiu aprovação do regime de recuperação fiscal, tem uma atuação forte na área social e demostra nos gestos uma distância controlada do presidente da república.

Na pandemia, Caiado foi e é um defensor da ciência. O governador de Goiás apostou nas medidas protetivas, isolamento social e na vacina. Durante a virada do ano, abriu mão do réveillon em família e foi para o nordeste goiano socorrer as vítimas das chuvas e conferir os trabalhos das obras de reconstrução das estradas. Os gestos do governador Caiado o afastam do presidente Bolsonaro, o que não é nada ruim, afinal de contas, Bolsonaro hoje é um aliado com muitos problemas.

Caiado precisa mostrar que merece ser governador por mais quatro anos e tem desenhado seu mote de campanha com a recuperação fiscal do estado, forte ação social e se afastando da extrema direita. Faltam obras? Sim, mas em tempos de pandemia a ação social tem seu peso na avaliação do governo.

Lembram dos 38,8% que aprovam a gestão Caiado? A história mostra que a aprovação de um governo é a chave para reeleição.

No atual momento, é mais importante olhar para a aprovação do governo do que para a intenção de votos dos candidatos. E no quesito aprovação, o governo Caiado tem o que comemorar. Afinal de contas, os números da pesquisa mostram uma provável vitória do governador Ronaldo Caiado no primeiro turno das eleições de 2022.

 

Fabrício Carvalho é graduado em História pela UFG, analista de Redes Sociais e estudante de Jornalismo

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.