Depois de iniciar o ano comemorando 48 horas sem homicídios na capital, o Governo de Goiás foi obrigado a conter a euforia e encarar a realidade nefasta da violência em Goiânia. Sem ações efetivas e com um efetivo policial muito aquém do mínimo necessário, o quadro de violência continua assustando. Com 54 homicídios dolosos registrados no mês de janeiro, o ano começa superando 2015.
Em relação a janeiro do ano passado, o aumento dos assassinatos ocorridos em Goiânia foi de 12,5%. Foram 54 mortes em 2016 contra 48 registradas em janeiro de 2015. Em relação ao mês anterior, houve 3,85% de aumento no número de mortes matadas. O resultado reflete a falta de ações e projetos do Governo de Goiás, inerte e incompetente para conter o crescimento da criminalidade no Estado e, especialmente em Goiânia e região metropolitana.
Pelo quarto ano consecutivo, Goiânia, capital do Estado de Goiás, aparece no ranking das cidades mais violentas do mundo. Em 2012 a cidade era a 34ª onde mais se mata no mundo. Em 2013 avançou no ranking e ocupou a 21ª posição. Um ano mais tarde, em 2014, foi a 23ª e agora, em 2015, Goiânia figura na 29ª posição ao lado da vizinha Aparecida de Goiânia. Os dados são da Ong mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal.