Entre em contato

Eleições 2020

Governo Caiado reduz violência aos menores níveis dos últimos 10 anos em Goiás. Desde 2019, homicídios caíram 41,5% em relação ao último ano da gestão tucana

Números divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que os crimes violentos letais e intencionais em Goiás, como homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, caíram mais de 40% nos últimos três anos, se comparados com 2018, último ano da gestão de Marconi Perillo e José Eliton, ambos do PSDB. Em 2021, o número de mortes violentas no Estado foi de 1.289, contra 1.577 homicídios no ano passado

Publicado

on

De acordo com dados divulgados pelo Fórum da Segurança Pública, o número de crimes dolosos contra a vida em Goiás caiu cerca de 41,5% durante os três primeiros anos da gestão de Ronaldo Caiado (União Brasil), se comparado com os números de 2018, último ano da gestão tucana no Estado. Em 2021, segundo o levantamento, foram contabilizados 1.290 crimes violentos intencionais contra a vida no Estado, o que representa um índice de 18,36 mortes por cada grupo de 100 mil moradores. Em 2018, esse índice chegou a 31,41, quando 2.174 pessoas foram assassinadas em Goiás.

A queda nos índices de violência em Goiás está diretamente ligada às ações desenvolvidas pelo Governo de Ronaldo Caiado para valorização e reconhecimento das forças de segurança do Estado, desde os primeiros meses da sua gestão. Uma das primeiras medidas tomadas pelo atual chefe do executivo goiano foi a extinção do famigerado policial militar de 3ª Classe, uma subcategoria de policiais criadas pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB). O ato do governador Ronaldo Caiado permitiu a elevação de cerca de 2,4 mil profissionais da segurança pública e a equiparação salarial dos mesmos, cujos salários passaram de R$ 1,5 mil para mais de R$ 6 mil mensais.

Prosseguindo com sua política de valorização das forças de segurança do Estado, Ronaldo Caiado promoveu ao final do ano passado cerca de 3 mil policiais militares, a maior da história de Goiás. Também sancionou a Lei de Integralidade e Paridade da Polícia Civil do Estado de Goiás que assegura aposentadoria especial à categoria, com os proventos correspondentes à remuneração do cargo efetivo ocupado antes de entrar em inatividade, além da revisão desses proventos na mesma data e proporção dos servidores que se encontram na ativa.

Com a divulgação dos números da violência referente ao ano de 2021, Goiás aparece em 8º lugar no ranking de estados com o menor número de assassinatos, atrás de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul. Em 2015, Goiás estava entre os cinco estados mais violentos do país, com índice de homicídios de 44,1 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.