Entre em contato

Política

Caiado lança Programa Retomada Cultural, que contempla ações em apoio ao segmento, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19

Iniciativa abrange projetos focados na reabertura do setor com segurança sanitária, além de frentes que atendem trabalhador com acesso ao crédito, renegociação de dívidas, locação facilitada das salas de espetáculo da Secult Goiás, entre outros benefícios. “Resgatamos toda esta classe que sofreu duramente”, diz governador ao citar que os artistas “ficaram sem público e sem perspectiva de tê-lo”

Publicado

on

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta sexta-feira (30/07), em evento no Teatro Goiânia, o Programa Retomada Cultural, que contempla ações em apoio ao segmento, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. “Resgatamos toda esta classe que sofreu duramente”, disse durante pronunciamento, ao citar que os artistas “ficaram sem público e sem perspectiva de tê-lo”.

Entre as medidas, estão a efetivação do Plano Estadual de Cultura, abertura de posto de atendimento do Programa Mais Crédito, bem como os projetos Evento Cultural Seguro, Contrapartida Cultural/FCO e Juventude Cultural. “Tenho orgulho em iniciar a retomada”, destaca o governador.

Já está aberta consulta pública para elaboração do Plano Estadual de Cultura no site da Secult Goiás (www.cultura.go.gov.br), etapa anterior ao envio para apreciação dos deputados estaduais.

As medidas também contemplam implantação da Casa da Cultura Goiana, prevista para até o final de 2022, restauro e requalificação de igrejas tombadas pelo Estado de Goiás, além de desconto na locação dos espaços culturais para artistas goianos enquanto durarem os efeitos da pandemia.

Em breve, também serão lançados o Circuito Cultural em municípios do interior: os festivais de Artes de Porangatu, de Música Canto por Todos os Cantos, além dos já tradicionais Canto da Primavera, Internacional de Cinema Ambiental 2021 e Fica Itinerante, que alcançará 18 municípios.

O governador assegurou recursos para todos os projetos apresentados. “Só venho a um evento e lanço um programa no momento em que o dinheiro está depositado em caixa. Qualquer evento que o Governo de Goiás fizer sob minha gestão, as pessoas terão certeza absoluta que vão receber o dinheiro”, frisou. “Não se governa com esperteza, mas com qualidade de gestão, transparência e eficiência”, acrescentou.

Já o vice-governador Lincoln Tejota salientou que, desde o início da crise sanitária, o Estado tem recebido diversos integrantes do segmento, a fim de “trazer respostas a um setor tão importante”. Afirmou ainda que “cabe a nós construir um Estado acolhedor para o setor cultural, que também vai perceber que tem um governador que valoriza, que tem um coração aberto e sensível às artes”.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.