Entre em contato

Política

Imprensa nacional repercute sucesso da segurança pública do governo Caiado

Coluna do Estadão da última terça-feira (23/01) destacou os avanços na área da segurança do governo de Goiás, conquista que, entre outros avanços da sua gestão, levou Ronaldo Caiado à condição de governador mais bem avaliado do Brasil

Publicado

on

Queda nos índices de criminalidade contribuíram com a alta aprovação do governador Ronaldo Caiado

Ao repercutir a assunção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), à presidência do Consórcio Brasil Central, a colunista do jornal O Estado de São Paulo Roseann Kennedy lembrou que o goiano é o governador mais bem avaliado do Brasil e que ele surfa nessa popularidade toda, entre outras conquistas, pelos avanços da segurança pública no Estado, números que colocam Goiás como um dos entes subnacionais mais seguros do País. Segundo pesquisa Atlas/Intel, divulgada no início do mês, Caiado tem aprovação de 72% da população goiana e lidera o ranking entre todos os 27 chefes de executivos do Brasil.

A colunista lembrou que Caiado vai pedir a união de governadores para o avanço da política de segurança focada na tolerância zero nos estados e que isso pode alavancar o desejo do governador goiano de concorrer ao Planalto em 2026. O Consórcio Brasil Central, entidade que Caiado assumiu a partir do último dia 23 de janeiro, reúne gestores de unidades da Federação do Centro-Oeste, além de Tocantins, Maranhão e Rondônia.

O jornal pontua que a área da segurança é um dos maiores focos de insatisfação do eleitorado com o governo do presidente Lula, mas lembra que é justamente neste tema que Ronaldo Caiado surfa em popularidade. De fato, a segurança pública de Goiás foi transformada depois que Caiado assumiu o governo, em 2019. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Estado de Goiás foi o que mais diminuiu os índices de homicídios no Brasil e hoje é considerado um dos mais seguros do país.

“Sei como recebi o Estado e sei como é ter tolerância zero e segurança plena. A população também. Em áreas do entorno, por exemplo, onde havia maior criminalidade, entramos com a política de tolerância zero e fui reeleito com mais de 70% dos votos em algumas dessas cidades”, relatou Caiado à Coluna do Estadão.

O Estadão apontou, ainda, que o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), também em entrevista ao jornal, invocou o sucesso de popularidade do governador goiano para justificar o endurecimento das ações policiais em São Paulo.

“A população quer uma política mais dura. Não aguenta mais bandidagem. Veja o Caiado (Ronaldo Caiado, governador de Goiás). A política de tolerância zero de lá fez dele o governador mais bem avaliado do Brasil”, afirmou Freitas à Coluna do Estadão. Na pesquisa Atlas Intel, o governador paulista aparece em 10º lugar, com 57% de aprovação.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.