Entre em contato

Política

Iris Rezende completaria 90 anos nesta sexta-feira

Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, o emedebista morreu em novembro de 2021, aos 87 anos, depois de três meses de internação em virtude de um AVCH. Natural de Cristianópolis, cidade a 90 km de Goiânia, Iris começou sua carreira política em 1958, quando foi eleito o vereador mais bem votado da capital

Publicado

on

Iris Rezende Machado é considerado uma das maiores lideranças políticas da história de Goiás

Iris Rezende Machado, natural de Cristianópolis, cidade a 90 km de Goiânia, nasceu em 22 de dezembro de 1933, mesmo ano da fundação de Goiânia, cidade da qual ele foi prefeito por quatro mandatos. Nesta sexta-feira (22/12), Iris, que é celebrado como uma das maiores lideranças da história política do estado de Goiás, senão a maior, estaria completando 90 anos de vida. O emedebista iniciou sua carreira política em 1958, depois de ser eleito o vereador mais bem votado da capital, aos 25 anos de idade.

Iris Rezende ocupou praticamente todos os cargos públicos eletivos. Além de vereador, foi deputado estadual, prefeito de Goiânia por quatro mandatos, governador do estado por duas vezes, senador da República, e também ministro da Justiça e da Agricultura. Reconhecido como exímio tocador de obras, é responsável por cerca de 70% de tudo que já foi construído pelo poder público em Goiânia. Deixou a vida pública, mas não a política, ao final de 2020, celebrado pela excelente gestão à frente do executivo municipal. Ele foi casado com Dona Íris de Araújo, ex-deputada federal, por 57 anos, e tiveram três filhos.

O político goiano ficou internacionalmente conhecido como o “rei dos mutirões”, dada a sua capacidade de arregimentar multidões para auxiliá-lo na execução de obras públicas. Em 1983, Iris idealizou e realizou o maior mutirão humano da história, quando 20 mil pessoas, convocadas por ele, então governador de Goiás, se uniram para construir mil casas em um único dia. Daquele evento, nasceu a Vila Mutirão, hoje um próspero bairro da região Noroeste da capital.

Eleito prefeito de Goiânia pela primeira vez em 1965, Iris Rezende foi cassado em 1969 por força do Ato Institucional nº 5, editado um ano antes pelo presidente militar Arthur da Costa e Silva, e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, mas voltou em 1982, após a anistia, para vencer as eleições daquele ano para governador do Estado, numa das mais emocionantes campanhas eleitorais já vistas em Goiás. Em 1984, liderou, em Goiânia, uma das principais manifestações em favor das Diretas Já, movimento que pedia o fim da ditadura e a volta das eleições diretas para presidente da República.

O homem que dedicou 62 anos da sua vida para transformar Goiás e que mudou, para melhor, a vida de milhares de goianos, morreu no dia 9 de novembro de 2021, depois de três meses internado em decorrência de um AVCH. Sua dedicação e responsabilidade na condução das políticas e ações que garantiram o desenvolvimento de Goiás e sua capital o legitimam como merecedor de todas as honrarias e reverências.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.