Matéria publicada na edição online do Jornal O Globo, assinada pelo jornalista Vinícius Sassine, repercute a decisão do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), de deixar a vida pública tão logo encerre o seu atual mandato, em 31 de dezembro de 2020. A reportagem, estampada sob a manchete “Em Goiânia, prefeito Iris Rezende se aposenta e ignora campanha eleitoral”, chama a atenção para o fato do decano emedebista não pedir votos nem mesmo para o candidato do seu partido, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.
“Depois de ser prefeito por quatro vezes, governador por duas vezes, senador e ministro, Iris estará fora das urnas. E não só isso: ele vem cumprindo a promessa de não se envolver na campanha. Até agora, o prefeito não gravou uma declaração de apoio ao candidato por seu partido, o ex-governador Maguito Vilela. No horário eleitoral na TV, Maguito teve de recorrer a um depoimento antigo de Iris, com tom simpático a ele”, diz a reportagem.
O prefeito Iris Rezende decidiu encerrar sua carreira política no dia 25 de agosto, quando reuniu correligionários e imprensa para anunciar sua decisão de deixar a vida pública ao fim do atual mandato. Na oportunidade, Iris prometeu não se envolver na campanha e que ficaria equidistante da disputa eleitoral. Instado a falar sobre o assunto em duas oportunidades, o emedebista subiu o tom para ratificar sua decisão de não participar da campanha. “Não estou participando e não vou participar”, pontuou Iris.