O governador Ronaldo Caiado, (UB), único chefe do executivo estadual goiano eleito e reeleito em primeiro turno, é o gestor mais bem avaliado do Brasil entre os eleitores da capital dos seus respectivos estados, apontam levantamentos do Instituto Paraná Pesquisas, realizados no período de março a agosto deste ano, em 20 capitais do país. A informação foi divulgada pela Revista Veja nesta sexta-feira (11/08).
De acordo com as pesquisas, Caiado tem a aprovação de 76,6% dos goianienses, o maior índice de avaliação positiva já registrado por um governador goiano na capital. Os que disseram desaprovar a atual gestão estadual somam apenas 19,6% dos eleitores de Goiânia.
Ronaldo Caiado supera os colegas governadores Mauro Mendes (UB), de Mato Grosso, que tem 72,6% de aprovação; Rafael Fonteles (PT), de Teresinha, com 70,7%; e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, que tem avaliação positiva de 70,0% dos curitibanos. Na parte de baixo do ranking, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), é a que tem o pior índice de aprovação do mandato, com apenas 36%.
Aprovação no Estado
Em junho, outro levantamento também realizado pela Paraná Pesquisas apontou que a gestão de Ronaldo Caiado tem a aprovação de 76% de todos os goianos, contra 18,8% que desaprovam. Segundo o levantamento, o governo Caiado é avaliado positivamente por 59,7% dos goianos, sendo 19,5% que o classificam como ótimo e 40,2% como bom. Os que consideram a atual gestão como regular somam 27,6%. Apenas 11% entendem como negativo o segundo governo de Ronaldo Caiado: 4,5% ruim, e 6,5% péssima. Nesse levantamento, não souberam ou não opinaram foram 1,6%.
O estudo de junho ouviu 2020 eleitores com 16 anos ou mais em 78 municípios goianos, entre os dias 24 e 28 daquele mês. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.