A pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à presidência da República é destaque na edição desta semana da revista Veja. Já de olho nas articulações para 2026, a publicação destaca que o governador de Goiás apoia o advogado Antonio Rueda para o comando nacional do União Brasil.
De acordo com a revista, Caiado já tem uma bandeira para a sucessão do presidente Lula: a segurança pública. Veja destacou que Goiás tem registrado quedas expressivas nos principais indicadores de criminalidade desde 2019, quando Caiado assumiu o primeiro mandato.
Para reforçar a bandeira da segurança pública, a revista mostra que o número de homicídios dolosos em Goiás caiu 50,8%, na comparação de 2023 com 2018, último ano da gestão do então governador Marconi Perillo (PSDB). Os roubos de veículos tiveram queda de 89,8% nesse período – de 10.103 para 1.029 em cinco anos.
“Já os crimes como furto e roubo a transeunte caíram 85,8% e 83%, respectivamente, segundo o governo estadual. E os latrocínios (roubos seguidos de morte), 86,7% – foram 14 casos em 2023 contra 105 em 2018”, destaca a revista Veja.
Antonio Rueda
Vice-presidente do União Brasil, o advogado Antonio Rueda irá substituir Luciano Bivar na presidência da legenda. Com objetivo de definir as estratégias, filiações e acordos para as eleições municipais, o partido deve antecipar a troca de comando de maio para fevereiro.