Pesquisa realizada pelo Opção Pesquisas, instituto do Jornal Opção, divulgada nesta quarta-feira (05/06), aponta que o eleitor goianiense deposita grande confiança no governador Ronaldo Caiado (UB) e estaria disposto a votar num candidato apoiado pelo chefe do executivo estadual nas próximas eleições para prefeito da capital. Segundo o estudo, que ouviu 600 eleitores de Goiânia, 71% dos entrevistados afirmaram que gostariam de votar em um candidato apoiado por Caiado. 18,8% afirmaram que não gostariam do apoio do governador e 10,2% afirmaram que tanto faz, ou que não têm opinião sobre o assunto.
A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o nº GO-06784/2024. A coleta de dados ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio e os entrevistados foram selecionados através de uma amostra estratificada por cotas. O intervalo de confiança estimado para este estudo é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global.
O estudo do Opção corrobora outra pesquisa realizada em Goiânia em fevereiro próximo passado pelo Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com aquele levantamento, cuja coleta de dados se deu entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano, e que avaliou o impacto que uma indicação do governador Ronaldo Caiado teria na decisão do eleitor goianiense de votar em um eventual candidato apoiado pelo gestor goiano, 30,7% dos eleitores disseram que votariam, com certeza, num candidato indicado por Caiado. 48,7% admitiram a possibilidade de votar nesse suposto candidato e 14,7% afirmaram que não votariam num candidato indicado pelo governador. Outros 5,9% não souberam ou não opinaram.
A soma dos eleitores que disseram que certamente votariam num candidato apoiado por Caiado e aqueles que admitem a possibilidade de votar no candidato do governador alcançava, naquele momento, a expressiva marca de 79,4%, próximos, portanto, ao índice apresentado pela pesquisa divulgada pelo Opção Pesquisas.
Força Eleitoral
Governador mais bem avaliado do Brasil, com aprovação em Goiás que chega a 86%, segundo pesquisa Genial/Quaest, Ronaldo Caiado é considerado o grande cabo eleitoral das próximas eleições em todo estado. Segundo analistas e cientistas políticos, dada a sua grande aprovação popular, Caiado terá forte influência sobre a eleição para a prefeitura de Goiânia em outubro próximo, com grande poder de transferência de votos.
Para o doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Francisco Mata Machado Tavares – em análise do quadro eleitoral goianiense antes da definição da pré-candidatura de Sandro Mabel (UB) – não há dúvidas de que os números das pesquisas que colocam Ronaldo Caiado como o governador mais bem avaliado do Brasil, embora se refiram ao estado, fazem do governador um apoio muito forte, capaz de levar o candidato da base, no mínimo, ao segundo turno das eleições municipais.
“Essas eleições, provavelmente, levarão ao segundo turno um nome da centro-esquerda, que certamente será Adriana Accorsi (PT), e um nome apoiado pelo governador Ronaldo Caiado, que virá muito forte”, avaliou, em entrevista ao jornalista Jackson Abrão.
Para Tavares, a eleição municipal guarda certa peculiaridade, se distanciando das pautas ideológicas que dominam o cenário nacional e se aproximando de temas locais mais caros à população, como zeladoria, infraestrutura, saúde, educação e assistência social, daí a importância do candidato se apresentar como alguém capaz de responder às demandas da população, e o fato de ter o apoio explicíto de um gestor bem avaliado, como Caiado, aumenta muito as chances desse pretenso candidato.