Entre em contato

Política

Movimento da base pró Delegado Waldir preocupa aliados tucanos, que temem nova derrota de Marconi para o Senado

A menos de 20 dias das eleições, a disputa para o Senado em Goiás concentra-se entre o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o deputado Delegado Waldir (UB), um dos candidatos isolados da base do governador Ronaldo Caiado. Os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro da última pesquisa Serpes/OPopular

Publicado

on

A notícia de que aliados da base governistas estariam imbuídos no apoio à candidatura do deputado Delegado Waldir, do União Brasil, tem tirado o sono dos apoiadores de outro candidato ao cargo, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). A menos de 20 dias das eleições, a disputa está nitidamente polarizada entre os dois concorrentes. Apoiadores do tucano já começam a reagir com a possibilidade de união da base governista em torno da candidatura de Waldir, e temem que esse movimento comprometa as chances de vitória de Marconi, que é o candidato com o maior índice de rejeição entre todos.

Repetindo a pesquisa Ipec, o instituto Serpes, em levantamento divulgado no último dia 9 de setembro, aponta que Waldir e Marconi Perillo estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa. Numericamente, o tucano permaneceu estacionado, com 24,6% das intenções de voto, enquanto o candidato do União Brasil oscilou positivamente e agora tem 18,5% da preferência do eleitor. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para menos ou para mais.

Delegado Waldir divide a condição de candidato da base com outros dois postulantes: Alexandre Baldy (PP) e Vilmar Rocha (PSD). Movimento espontâneo dos aliados governistas começa a tomar corpo e propõe que haja uma concentração de forças na candidatura de Waldir, no intuito de derrotar o tucano Marconi Perillo. Segundo esses aliados, o voto no Delegado representa, sobretudo, o voto útil, ou seja, abraçar o único candidato que efetivamente tem chances de derrotar o ex-governador.

De acordo com os envolvidos nesse movimento pró Waldir, embora o deputado tenha grande apelo eleitoral, a estrutura política da base está dividida, incluindo o próprio governador, que está politicamente comprometido com os três candidatos. Por isso, dizem, é preciso se unir em torno do candidato que tem reais chances de vencer o pleito. “O Waldir está com o Caiado, mas como há mais dois candidatos da mesma base, o governador não pode, em tese, efetivamente e publicamente, assumir o melhor colocado nas pesquisas como o único candidato governista. Isso tem um peso, principalmente para o Delegado Waldir, que já se destaca sobre os demais”, apontam.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.