Pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta quarta-feira (05/07), mostra que a gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) é reprovada por 56,6% da população goianiense. De acordo com o levantamento, outros 37,1% dos moradores da capital dizem aprovar a administração de Cruz. 6,3% dos entrevistados não têm opinião formada ou simplesmente preferiram não opinar. O estudo ouviu 761 eleitores com 16 anos ou mais, durante os dias 29 de junho e 3 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa também quis saber que avaliação o goianiense faz da administração de Rogério Cruz. Apenas 2% dos entrevistados disseram que a gestão do atual prefeito é ótima, outros 19,3% a classificam como boa. 32,1% disseram que o republicano faz uma gestão regular, e 44,3% avaliam o governo de Rogério Cruz com ruim (11,6%) e péssima (32,7%). Outros 2,4% não sabem ou não opinaram.
A um ano e quatro meses da eleição municipal, a gestão de Rogério Cruz enfrenta sérias dificuldades administrativas e também políticas. Numa relação conturbada com a Câmara Municipal, onde enfrenta uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga denúncias na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Cruz tem insistindo em abrir espaços na administração municipal para acomodar indicados de aliados, o que não tem se mostrado eficaz para destravar a execução das obras que se arrastam desde a gestão passada.
Intenção de voto
Os elevados índices de rejeição apresentados pela pesquisa deixam evidente, dizem especialistas, que Rogério Cruz enfrenta um processo de desgaste junto à população que pode inviabilizar seu projeto de reeleição, e isso é corroborado pelo levantamento de intenção de voto para prefeito de Goiânia, também divulgado pela Paraná Pesquisas.
Nos dois cenários estimulados – um com o nome do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha, que a priori não reúne condições jurídicas para disputar o pleito em Goiânia no ano que vem, e outro com o nome da possível candidata do MDB, Ana Paula Rezende -, o prefeito Rogério Cruz aparece apenas em 4º e 5º lugar, respectivamente. No melhor dos cenários, Cruz tem apenas 7,9% das intenções de voto do eleitor goianiense.