Entre em contato

Política

Ana Paula propõe que UFG faça gestão do Memorial Iris Rezende

Em reunião com a Reitoria da Universidade Federal de Goiás, a advogada e empresária, filha do ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital, apresentou uma proposta para que a instituição faça a gestão do memorial que conta a história do seu pai e que deve ser inaugurado em dezembro próximo

Publicado

on

Em reunião com a Reitoria da UFG, Ana Paula Rezende propõe que a Universidade faça gestão do Memorial Iris Rezende

A advogada e empresária, Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador do Estado Iris Rezende Machado, se reuniu na última segunda-feira (12/06) com a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Angelita Pereira de Lima, e, durante o encontro, apresentou uma proposta para que a UFG faça a gestão do Memorial Íris Rezende Machado, que tem previsão inicial de inauguração no fim deste ano.

O Memorial Iris Rezende está sendo montando no Centro Cultural Casa de Vidro, localizado no Jardim Goiás, em Goiânia, e vai reunir acervo que conta a história daquele que é considerado um dos maiores líderes políticos do Estado de Goiás, que foi vereador, deputado estadual, prefeito de Goiânia por quatro mandatos, governador do Estado por duas vezes, senador da República, ministro da Justiça e da Agricultura. Outro objetivo do Memorial, segundo Ana Paula, é que o espaço também seja voltado para pesquisas e ofertas de cursos para a população, com área interativa e uso de diversas tecnologias.

“O meu pai era um ser político. Durante 70 anos, ele trabalhou com isso, pensando sempre no que era melhor para o povo e para Goiânia e isso transformou a cidade e o Estado de Goiás. Nós queremos que esse seja um lugar capaz de transformar as pessoas, queremos que elas entrem lá e possam sair de maneira diferente”, destacou Ana Paula ao justificar a criação do espaço dedicado à história de Iris Rezende.

Corroborando as palavras de Ana Paula, a reitora da UFG ressaltou a importância do projeto também para a história de Goiás, já que, para Angelita de Lima, a história de Iris, de Goiás e de Goiânia se confundem. “Resgatar a história do Iris Rezende é resgatar a história da nossa terra, é cuidar da memória da cidade e do Estado de Goiás”.

O local que abrigará o Memorial Iris Rezende guarda um outro simbolismo, já que foi concluído pelo ex-prefeito em seu último mandato (2017-2020), obra possível graças aos recursos provenientes de emenda parlamentar da então deputada federal Dona Íris de Araújo, esposa de Iris Rezende e mãe de Ana Paula Rezende.

Também participaram da discussão na Reitoria, Edward Madureira,  ex-reitor da UFG; Sandramara Matias, diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape); Pablo Lisboa, coordenador Digital LAB da UFG; Ana Paula Alves, arquiteta responsável pelo Memorial; Denise Barros, secretária executiva do Gabinete da Reitoria da UFG; e Lênia Soares, assessora de comunicação de Ana Paula Rezende.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.