Entre em contato

Política

‘Ana Paula Rezende pode ser uma candidata muito forte em Goiânia’, avalia cientista político

A emedebista é uma das apostas do MDB para recuperar a Prefeitura de Goiânia em 2024. Embora não confirme o desejo de concorrer ao Paço, Ana Paula diz que pretende estar perto da política para continuar defendendo o legado do pai, o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado

Publicado

on

Presidente do MDB goiano, vice-governador Daniel Viela, aposta no nome de Ana Paula Rezende para a prefeitura de Goiânia

Um dos nomes mais lembrados para a disputa municipal em Goiânia nas eleições do ano que vem, e aposta principal do MDB, a advogada Ana Paula Rezende é vista por analistas e cientistas políticos como um nome com grande viabilidade eleitoral, caso decida mesmo concorrer ao pleito majoritário. Celebrada pelo partido do vice-governador Daniel Vilela como a candidata perfeita, a filha de Iris Rezende, no entanto, se mantém reticente em aceitar o desafio de concorrer nas eleições de 2024. “Enfrentar a administração de uma cidade como Goiânia requer muita responsabilidade”, pondera, reafirmando, no entanto, que pretende estar perto da política para defender o legado do pai.

O cientista político Lehninger Mota, ouvido pelo jornal O Popular, acredita que o nome de Ana Paula Rezende, se apoiado pela base do governador Ronaldo Caiado, pode se viabilizar com uma força muito grande, sobretudo pelo nome que carrega. O especialista explica, porém, que é preciso ver como o grande público enxerga a candidatura da emedebista, mas não há dúvidas de que, nessas circunstâncias, Ana Paula se colocaria como uma candidata muito forte.

“O que vai garantir a força do nome da Ana Paula é o apoio do MDB, o que parece óbvio, e do União Brasil, do governador Ronaldo Caiado. Aí é uma candidata muito, muito forte, porque nós temos dois partidos e temos o legado do Iris, que é uma coisa que não podemos nunca descartar dentro de Goiânia”, avalia.

Outra cientista política ouvida pelo Blog, Ludmila Rosa corrobora a análise de Mota. Segundo ela, Ana Paula carrega um DNA de muita representatividade político/eleitoral, que está na memória do povo goiano como aquele que mais obras e realizações fez em Goiânia.

“Impossível ignorar o conteúdo político que acompanha Ana Paula Rezende e o fato que sua imagem há muito já foi intimamente associada à de seu pai. Isso, numa eleição majoritária, ajudaria. Ademais, é uma mulher sem rejeição e com juventude para imprimir suas digitais na política goiana”, avalia Ludmila.

A especialista, assim como Lehninger Mota, vê como um ponto extremamente favorável a uma possível candidatura de Ana Paula o apoio do União Brasil de Caiado, o que implica dizer de toda a base do governador. Essa possibilidade política, concordam os especialistas, pode, de fato, desequilibrar o jogo em favor da emedebista.

É claro, diz Ludmila, que não se pode falar em favoritismo, até porque o que se tem no momento são especulações de quem efetivamente disputará o Paço nas eleições do ano que vem, mas a análise que é feita nesse momento é da viabilidade política/eleitoral de uma possível candidatura de Ana Paula Rezende, a qual ninguém nega que seria um nome forte, sobretudo em se mantendo o cenário atual.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.