Entre em contato

Política

Com propriedade, Caiado desconstrói narrativas de adversários e se consolida como grande vencedor do debate TV Anhanguera

Último debate entre os governadoriáveis goianos foi realizado na noite desta terça-feira (27/09), pela TV Anhanguera. Candidato a reeleição, Ronaldo Caiado mostrou segurança e conhecimento de causa para responder questionamentos dos seus opositores

Publicado

on

Realizado pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiás, a cinco dias das eleições, o último debate dos candidatos ao governo de Goiás reuniu os seis principais nomes que disputam a eleição para governador do Estado. O encontro aconteceu na noite desta terça-feira (27/09), na sede da Organização Jaime Câmara, em Goiânia. Líder isolado nas pesquisas de intenção de voto, Ronaldo Caiado, candidato à reeleição pelo União Brasil, foi o alvo preferido dos adversários.

Com uma gestão aprovada por mais de 70% da população goiana e com índices de intenções de voto que superam 50% nas principais pesquisas divulgadas até o momento, com chances reais de vencer a disputa já no 1º turno, Caiado acabou recebendo uma saraivada de críticas de seus adversários. Não conseguiram, no entanto, tirar a serenidade e o equilíbrio do governador, que respondeu com muita propriedade todos os questionamentos diretos e indiretos que lhe foram feitos.

Caiado defendeu com números e lastro na realidade as conquistas do seu governo, como os investimentos na educação, que chegam perto de R$ 20 bilhões, a regionalização da Saúde, com a construção de Policlínicas nas diferentes regiões do Estado, a construção e estadualização de hospitais, a queda inquestionável nos números da violência em Goiás e os vários programas sociais implantados em Goiás nos últimos 3 anos de gestão.

Chamou a atenção no debate a falta de informações e de preparo dos principais candidatos ao governo de Goiás, que mostraram desconhecimento de questões básicas da administração estadual, como no caso do candidato do PT, Wolmir Amado, que criticou a venda da Enel para a Equatorial como se o negócio fosse da alçada do governo do Estado, quando na verdade se trata de uma negociação entre particulares, já que o Estado não é mais detentor da concessão de energia elétrica em Goiás.

Em confrontos diretos com Gustavo Mendanha (Patriota), Ronaldo Caiado se sobressaiu ao afirmar que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia desconhecia a realidade fiscal e orçamentária de Goiás, assim como não teria correspondido na gestão da cidade da região Metropolitana de Goiânia. “Deixou 30% da cidade sem asfalto, não foi capaz de criar um único programa de transferência de renda para a população da cidade, foi incapaz de dar uma única cesta básica para a população mais carente, não tem um obra sua no município”, pontuou o governador.

Um dos pontos altos do debate foi quando Ronaldo Caiado cobrou altivez política dos candidatos Gustavo Mendanha e Major Vitor Hugo (PL), que “brigam” pela condição de “candidatos bolsonaristas” em Goiás. “O interessante é que tem candidato que não tem história e fica sempre tentando se esconder atrás de outro candidato… ficam “quem é seu candidato? Ele é meu, ele é seu; ele é meu, ele é seu”… Pelo amor de Deus. Parem de ficar escondendo atrás dos outros. Deixem de ser garupeiros. Sejam candidatos. Venham aqui apresentar para a população de Goiás o que vocês pensam, o que vocês falam”, disse Caiado para criticar a subserviência dos dois candidatos ao presidente Jair Bolsonaro.

Por fim, nas suas considerações finais, Caiado lembrou que terá condições de fazer muito mais em todas as áreas da administração, já que agora, se eleito, iniciará o governo com as contas equilibradas, um orçamento elaborado dentro das regras fiscais e uma máquina ajustada. De acordo com o governador, o maior objetivo para um segundo mandato é romper o ciclo da pobreza e tornar Goiás a maior referência do país em gestão, saúde, educação, segurança pública e programas sociais.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.