Entre em contato

Política

Mesmo com decisão judicial favorável, Marconi Perillo continua liderando lista dos mais rejeitados em Goiás

Comemorada como vitória pelo tucano, decisão do ministro Gilmar Mendes anulou denúncia contra o ex-governador no âmbito da Operação Cash Delivery, na qual o Ministério Público Federal acusava Perillo de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha. A mais recente pesquisa de intenção de voto para govenador de Goiás e também para o Senado, no entanto, continua apontando o peessedebista como o mais rejeitado pelo eleitor goiano

Publicado

on

Mesmo comemorando como verdadeira vitória a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes, que determinou que a ação penal contra ele, oriunda da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal a partir das investigações da Operação Cash Delivery, seja remetida à Justiça Eleitoral,  o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) continua amargando a incômoda posição de liderança entre os mais rejeitados pelo eleitor goiano, seja para governador de Goiás, seja para o Senado Federal. É o que aponta pesquisa do Instituto Brasmarket, divulgada na última sexta-feira (20/05).

De acordo com o levantamento, realizado em Goiás no período de 9 a 13 de maio, 46,3% dos eleitores disseram que não votariam, de jeito nenhum, em Marconi Perillo para o cargo de governador do Estado. Em relação à vaga para o Senado, 38,8% dos entrevistados afirmaram que não elegeriam o tucano. O segundo mais rejeitado para governador é o pré-candidato do PL, deputado Major Vitor Hugo, que foi mencionado por 33,5% dos eleitores, quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum.

A resistência ao nome de Marconi Perillo, avaliam analistas políticos, ainda é reflexo do desgaste acumulado pelo tucano, principalmente, nos últimos quatro anos do seu quarto mandato à frente do executivo goiano e que culminou com a sua derrota para o Senado em 2018, quando foi apenas o 5º colocado na disputa. Soma-se a isso, o fato de, naquele mesmo ano, Marconi ter sido preso pela Operação Cash Delivery, acusado de ter recebido propina da empreiteira Odebrecht. As denúncias do MPF/GO contra o tucano foram anuladas por Gilmar Mendes. O processo, no entanto, segue na 135ª Zona Eleitoral de Goiânia.

Intenção de voto

Na pesquisa de intenção de voto para governador, Marconi Perillo aparece como o 3º mais citado pelo eleitor, com 9,6% das intenções de voto na pesquisa estimulada, atrás do atual governador Ronaldo Caiado (UB), que lidera com 44,1% da preferência do eleitorado, e do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), que aparece em 2º lugar com 16,1%.

Já na pesquisa para o Senado, o tucano é o 2º mais citado na estimulada, com 19,6% das intenções de voto, atrás do deputado federal Delegado Waldir (UB), que lidera a disputa com 24,1% da preferência do eleitor goiano.

O levantamento foi encomendado pela Associação Goiana do Nelore, e a metodologia aplicada pelo Brasmarket foi o de pesquisa quantitativa, através de entrevistas pessoais e domiciliares, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a amostra representativa da população pesquisada, selecionadas em três estágios.

Foram ouvidos 800 entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número GO06414/2022.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.