Entre em contato

Política

Movimentação de Vanderlan Cardoso (PSD) acende luz amarela no QG de Vitor Hugo (PL)

Para aliados do deputado federal e pré-candidato do PL ao governo de Goiás, o senador vem dando demonstrações de que pode se lançar candidato ao governo em Goiás e assim dificultar os planos de Vitor Hugo, que se apresenta como o nome do presidente no Estado. Por outro lado, os bolsonaristas mais radicais e mais próximos do presidente avaliam que dificilmente Vitor Hugo seria preterido por Jair Bolsonaro, dando a entender que a possiblidade do senador do PSD consolidar seu nome como candidato de Bolsonaro em Goiás é muito remota

Publicado

on

A forma como o senador por Goiás Vanderlan Cardoso (PSD) vem se comportando nos últimos dias, dando claras pistas de que pode assumir a candidatura majoritária ao governo de Goiás nas eleições de outubro próximo, preocupa o QG da pré-campanha do deputado federal Major Vitor Hugo (PL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro ao seu projeto de chegar ao Palácio das Esmeraldas. Segundo avaliam os aliados de Vitor Hugo, o senador do PSD, que também é um ferrenho defensor de Bolsonaro, estaria trabalhando para viabilizar seu nome como candidato bolsonarista no Estado e assim retirar Vitor Hugo da disputa.

Vanderlan nega que seja candidato, embora já tenha sido muito mais incisivo quando era perguntado da possibilidade de disputar o governo de Goiás. Sua movimentação pelo interior goiano, entregando benefícios oriundos de suas emendas parlamentares às prefeituras, é, segundo integrantes do PL que apoiam Vitor Hugo, um claro sinal de que o senador pretende disputar as eleições majoritárias deste ano.

Ontem, por exemplo, o senador teria feito uma forte pressão sobre seu correligionário, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD), para que o gestor municipal voltasse atrás e negasse apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado, declaração que teria ocorrido um dia antes, na segunda-feira (25/04), em jantar no Palácio das Esmeraldas.

Embora não tenha de fato recuado na sua posição de apoiar Ronaldo Caiado, Pelozzo disse que caso Vanderlan resolva se candidatar ele terá o seu apoio, mas que se isso não acontecer vai continuar caminhando com o governador. “Todo mundo sabe da minha ligação com Vanderlan e caso ele saia candidato eu tenho esse compromisso com ele”, explicou.

O PSD de Vanderlan, presidido em Goiás por Vilmar Rocha, estaria praticamente acertado com Ronaldo Caiado e deve integrar a chapa majoritária do União Brasil, mais precisamente ocupando a vaga do candidato oficial da coligação ao Senado. Não se sabe, por ora, como Vanderlan Cardoso poderia viabilizar uma possível candidatura ao governo de Goiás este ano, caso o PSD resolva mesmo firmar aliança com Caiado.

Por outro lado, avaliam analistas políticos, dificilmente o senador do PSD conseguiria apoio de Jair Bolsonaro para seu projeto político em detrimento do Major Vitor Hugo, que é o pupilo do presidente em Goiás. Vigor Hugo venceu a queda de braço com Gustavo Mendanha (Patriota) e, muito provavelmente, terá o respaldo de Bolsonaro em uma embate direto com Vanderlan.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.