Entre em contato

Política

Roubo de veículos em Goiás despenca no governo de Ronaldo Caiado

Considerado um dos estados mais violentos do país até 2018, último ano do quarto governo do PSDB, Goiás experimenta uma significativa redução nos indicadores da violência desde 2019, primeiro ano da primeira gestão Caiado. Um exemplo dessa queda acentuada diz respeito ao roubo de veículos automotores, modalidade de crime onde é empregada violência ou grave ameaça. Na comparação das ocorrências do 1º semestre de 2023, com o mesmo período de 2018, a redução foi de 91,4%

Publicado

on

Números dos indicadores da criminalidade, divulgados pelo governador Ronaldo Caiado, apontam que índices de violência continuam caindo no Estado

Com o registro de uma média alarmante de até 35 roubos de carros por dia, Goiás chegou a ser considerado o estado onde mais se roubava veículos no Brasil, mais até do que São Paulo, que tem uma frota muito maior do que a de Goiás em números absolutos. Em 2015, por exemplo, estudo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou que Goiás detinha a maior taxa de roubos e furtos de veículos: 798 por cada grupo de 100 mil, acima de São Paulo, cuja média era de 711,7 roubos ou furtos por 100 mil veículos.

Desde 2019, primeiro ano do primeiro governo de Ronaldo Caiado, esses números vêm caindo de forma exponencial. Ao final de 2022, último ano do primeiro mandato de Caiado, a ocorrência de roubos de veículos – modalidade de crime onde é empregada violência ou grave ameaça -, em relação a 2018, caiu significativos 85,5%. Foram subtraídos 10.105 veículos ao longo de 2018, uma média de quase 28 veículos por dia, contra apenas 1.466 em 2022, ou quatro ocorrências diárias.

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, referente ao 1º semestre de 2023, apontam que essas ocorrências continuam caindo. De janeiro a junho deste ano, foram registrados o roubo de 513 veículos, uma média de 2,85 por dia. O número é 34,1% menor do que 2022 e 91,4% abaixo do número registrado em 2018, quando foram roubados 5.980 veículos em Goiás nesse mesmo período.

Outra estatística alvissareira do atual governo diz respeito ao número de carros roubados ou furtados que foram recuperados pela polícia. Entre janeiro e junho deste ano, a polícia conseguiu recuperar 1.057 veículos, que foram devolvidos aos seus respectivos proprietários. No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública contabilizou a recuperação de 63% dos veículos que haviam sido roubados ou furtados no Estado.

Balanço

Em solenidade na manhã da última terça-feira (18/07), o governador Ronaldo Caiado apresentou à imprensa os números da criminalidade no estado, referentes ao 1º semestre de 2023, e comemorou a queda de 11, entre as 15 modalidades de indicadores criminais. O destaque foi a redução nos latrocínios, o roubo seguido de morte, que caíram 80% em comparação com os dados de 2022. Caiado reconheceu o empenho das forças de segurança no combate à criminalidade e lembrou que a moralização do sistema prisional foi essencial para o êxito das ações.

“Esses dados são de pacificação. Mostra que o trabalho do Estado, da Segurança Pública, traz paz para o cidadão. A retomada do sistema prisional pelo estado e a moralização desses espaços foram essenciais. Só assim foi possível baixar a criminalidade, como estamos vendo. Vocês puseram regra. Lá dentro não é como antigamente”, pontuou.

Além da redução no número de homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, que caíram 12,3% no período, o governo comemora o fato de que 128 municípios goianos não registraram nenhum homicídio doloso, e 97 cidades não tiveram ocorrência de nenhum crime violento contra o patrimônio neste ano.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.