Entre em contato

Política

Ana Paula Rezende conta que um dos últimos atos do seu pai foi orar por Goiânia e seu povo

Entrevistada do 62Podcast desta segunda-feira (18/09), a emedebista relatou várias histórias do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende, que, segundo ela, tinha verdadeira paixão por Goiânia, cidade onde começou sua longeva carreira política, em 1958

Publicado

on

Iris Rezende Machado foi prefeito de Goiânia por quatro mandatos e governador do Estado por duas vezes - Foto: Jackson Rodrigues

A advogada e empresária Ana Paula Rezende foi a entrevistada do 62Podcast, do youtuber Richard Rocha, desta segunda-feira (18/09). Por quase duas horas, a emedebista falou sobre o que presenciou ao lado do pai, o ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que por 62 anos atuou para mudar a realidade da capital e do Estado, se tornando um dos principais nomes da política goiana e nacional. Num dos vários relatos emocionados, Ana Paula contou que cinco dias antes do seu falecimento, ocorrido no dia 9 de novembro de 2021, no leito do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, Iris Rezende passou praticamente toda noite orando e pedindo a Deus para que protegesse Goiânia e seu povo.

“Naquele dia, acho que uma semana ou cinco dias antes da morte do meu pai, quando eu cheguei ao hospital – ele estava num quarto onde a gente podia ficar durante o dia, mas não podíamos dormir -, uma das três enfermeiras que contratamos para ficar ao lado dele 24 horas por dia saiu chorando do quarto, e eu, preocupada, perguntei se meu pai havia piorado. Aí ela respondeu, “não, Ana Paula, não é isso não. Ele passou a noite toda acordado e passou a noite inteira orando por Goiânia, para que Deus protegesse a cidade e seus moradores”, relatou, explicando que aquele choro da enfermeira era todo pela emoção que ela sentiu ao presenciar a atitude do ex-prefeito.

Ana Paula revelou, ainda, que esse episódio foi registrado em áudio, e que essas últimas palavras de Iris Rezende serão disponibilizadas à população no Memorial Iris Rezende, que está sendo finalizado na Casa de Vidro, no Jardim Goiás, e que deve ser inaugurado ainda este ano. Ana Paula reforçou que a enfermeira ficou emocionada com o ocorrido e disse que jamais havia imaginado que existisse um político que, ainda mais naquela situação, pudesse se preocupar tanto com a sua cidade e o seu povo.

“Há cerca de um ano ela me enviou o áudio daquele momento, dele orando. E assim, a voz dele, embora já estivesse bem fraca, dá pra ouvir muito bem, porque a voz do meu pai era muito marcante, e o jeito que ele falava ‘Goiânia’ era inconfundível, era só ele que falava daquele jeito. Eu quero que as pessoas entendam, a partir desse áudio, o amor que ele tinha por Goiânia, por Goiás e seu povo. Um político que viveu uma vida, o amor que ele tinha pelas pessoas e o temor a Deus”, explicou.

História

Iris Rezende Machado iniciou sua carreira em 1958, quando foi eleito o vereador mais votado de Goiânia. Em 1962, foi eleito deputado estadual e conduzido à presidência da Assembleia Legislativa de Goiás. Em 1965, foi eleito prefeito de Goiânia pela primeira vez. Governou até 1969, quando foi cassado pelo Ato Institucional nº 5, editado um ano antes pelos militares. Ficou inelegível até 1979, e em 1982 disputou e venceu a eleição para governador de Goiás, numa das mais emocionantes eleições de todos os tempos. Foi eleito governador mais uma vez, em 1990. Foi ministro da Justiça e da Agricultura, senador da República e mais três vezes prefeito da capital.

O emedebista, considerado um dos maiores líderes políticos da história de Goiás, sofreu um AVCH no dia 6 de agosto de 2021. Ele foi operado no mesmo dia no hospital Neurológico, em Goiânia, onde ficou internado por 30 dias. Depois, foi transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde permaneceu mais 60 dias, sucumbindo às consequências daquele acidente vascular no dia 9 de novembro de 2021.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.