Entre em contato

Política

Com participação de Ana Paula Rezende, 1ª Corrida de Rua Iris Rezende Machado movimenta região Noroeste de Goiânia

Evento esportivo ocorre neste domingo (06/08), a partir das 7h, e tem o objetivo de, segundo os organizadores, promover a integração da comunidade e garantir lazer para jovens e adultos. O percurso será de 5 e 10 km, com largada na Avenida do Povo, na Vila Mutirão

Publicado

on

Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, era um entusiasta dos eventos esportivos

Com a participação confirmada da advogada e empresária Ana Paula Rezende, a 1ª Corrida de Rua “Iris Rezende Machado” promete movimentar as ruas da Vila Mutirão, bairro da região Noroeste de Goiânia, neste domingo (06/08), a partir das 7 horas da manhã, quando será dada a largada para a primeira prova do evento, a maratona para adultos. Às 9 horas será a vez das crianças partirem para a corrida infantil. As provas serão divididas em dois percursos, de 5 e 10 km, com partida da Avenida do Povo. O evento tem entre seus  organizadores o vereador Pedro Azulão Jr (PSB), e terá premiações para área kids e corrida infantil.

De acordo com o vereador, o objetivo principal da corrida é fomentar o esporte entre jovens e crianças, além de proporcionar momentos de lazer e integração para a comunidade, incentivando a prática de atividade física regular, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Azulão lembra que as inscrições podem ser feitas pelo site www.ticketsports.com.br.

O nome do evento, segundo os organizadores, é uma forma de homenagear o fundador da Vila Mutirão, o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, que construiu o bairro em um único dia, em 1983, através daquele que ficou conhecido como o maior mutirão humano da história mundial. Em outubro daquele ano, o então governador Iris Rezende convocou a população para construir, num só dia, em ritmo de mutirão, mil casas. Nascia ali aquele que é hoje um dos principais bairros da região Noroeste. O feito entrou para o Livro dos Recordes como o maior número de moradias construídas em um único dia.

Ao confirmar sua presença no evento, Ana Paula, filha de Iris Rezende, lembra que o pai era um entusiasta das provas de corrida de rua, tendo participado de várias delas na capital. De acordo com a emedebista, Iris praticava exercícios físicos diariamente e tinha um preparo que impressionava. “Meu pai se cuidava bastante, tinha o hábito de praticar atividades físicas todos os dias e não dispensava convites para esses desafios. É uma emoção poder participar desse evento que leva o seu nome, sobretudo porque acontece na região da cidade que ele transformou com suas administrações e onde é reverenciado por seus moradores”, afirma.

História

Iris Rezende iniciou sua carreira política como vereador de Goiânia, eleito em 1958, e se consolidou como um dos maiores políticos que o Estado de Goiás já conheceu. O primeiro mandato como prefeito da capital lhe foi confiado pela população goianiense ainda em 1965. Antes tinha sido eleito deputado estadual, em 1962, e ocupado a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás. À frente do executivo municipal, com uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes à época, Iris iniciou ali a construção da capital fundada por Pedro Ludovico e nunca mais parou de construir Goiânia.

O homem que criou os mutirões ocupou praticamente todos os cargos públicos eletivos. Foi vereador, deputado estadual, prefeito por quatro mandatos, governador por dois mandatos, senador, ministro da Justiça e ministro da Agricultura. Cassado em 1969 por força do Ato Institucional nº 5, editado um ano antes pelo presidente militar Arthur da Costa e Silva, Iris teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, mas voltou em 1982, após a anistia, para vencer as eleições daquele ano para governador do Estado, numa das mais emocionantes campanhas eleitorais já vistas em Goiás. O emedebista morreu em novembro de 2021, vítima das consequências de um AVC, sofrido 90 dias antes.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.