Entre em contato

Política

Eleitor goianiense demanda por um novo Iris, diz especialista em pesquisas eleitorais

Mário Rodrigues Neto, diretor da Grupom Consultoria e Pesquisas, avalia que o estilo do emedebista de administrar ainda está presente no subconsciente do eleitor goianiense

Publicado

on

Iris Rezende Machado foi quatro vezes prefeito de Goiânia e duas vezes governador de Goiás

Entrevistado do quadro “Chega pra Cá”, da jornalista Cileide Alves, do jornal O Popular, o especialista em pesquisas eleitorais Mário Rodrigues Neto, diretor da Grupom Consultoria e Pesquisas, avalia que, independente de ainda persistir a polarização política verificada nas eleições de 2022, o eleitor goianiense sinaliza que a ideologia não será determinante nas eleições municipais de outubro próximo. Para o especialista, os goianienses demandam por um novo Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia por quatro mandatos, que morreu em novembro de 2021.

De acordo com Rodrigues Neto, a grande parcela do eleitorado da capital, índice que, na sua avaliação, passa de 60%, ainda não se decidiu e não será guiado pela polarização direita/esquerda que domina o debate nacional, mas pelo desejo de que os problemas da sua região, que são específicos, sejam resolvidos. Diante dessa percepção, diz, o eleitor vai querer analisar os projetos que lhe serão colocados. “O que se espera, além do perfil do gestor, é saber qual o projeto que ele tem para a cidade”, explica.

O pesquisador ensina que o gestor, especialmente o prefeito, tem, necessariamente, que ter três grandes competências: “ele precisa ser gestor, tem que ser articulador político e tem que ser comunicador”. E nesse aspecto, diz Neto, o ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, é o exemplo a ser seguido.

“O Iris tinha plena competência nesses três aspectos, por isso criou-se a imagem do saudoso Iris. Meu pai diz que a população de Goiânia demanda por um novo Iris. Mas agora esse gestor teria que vir repaginado”, diz, avaliando que o morador de Goiânia quer recuperar o orgulho de viver numa cidade bem cuidada e de ter esperança no futuro.

História

Iris Rezende iniciou sua carreira política em 1958, quando foi eleito o vereador mais votado de Goiânia. Em 1962 foi eleito deputado estadual e em 1965 foi eleito prefeito de Goiânia pela primeira vez. A capital tinha apenas 200 mil habitantes à época. Governou até 1969, quando foi cassado pelo AI-5, e teve os direitos políticos suspensos por dez anos. Voltou em 1982 e foi eleito governador do Estado. Foi novamente eleito governador em 1990. Iris foi também ministro da Justiça e da Agricultura e senador da República. Foi eleito mais três vezes prefeito de Goiânia (2004, 2008 e 2016).

Reconhecidamente o maior tocador de obras da história política de Goiás, Iris se notabilizou pelas realizações dos seus governos. Estima-se que de tudo que foi construído em Goiânia pelo poder público, 70% dessas obras tenham sido feitas por Iris Rezende. Encerrou sua carreira em 2020, último ano do seu quarto mandato como prefeito de Goiânia, celebrado pela excelência da sua gestão à frente da prefeitura. Iris morreu em 9 de novembro de 2021, vítima das consequências de um AVCH sofrido três meses antes.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.