Entre em contato

Política

Com Rogério Cruz, Goiânia cai em Inovação e Dinamismo Econômico, aponta ranking

A capital perdeu 50 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, em relação ao ano passado. O município está entre os piores do Brasil em indicadores como Crescimento da Renda Média do Trabalho Formal e Crescimento do PIB Per Capita

Publicado

on

Goiânia perdeu 18 posições no Pilar Inovação e Dinamismo Econômico, aponta Ranking de Competitividade dos Municípios 2023

Números do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo elaborado pelo Centro de Liderança Pública, e que avalia 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), aponta uma queda vertiginosa da capital goiana em indicadores que medem a inovação e dinamismo econômico do município, o que tem impacto direto na vida dos seus moradores.

De acordo com o último levantamento, divulgado na última quarta-feira (23/08), Goiânia, administrada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), despencou 50 posições no ranking geral, em relação ao ano passado. A capital, que figurava na 88ª posição, agora ocupa o 138º lugar entre os 410 municípios avaliados pelo estudo.

No Pilar Inovação e Dinamismo Econômico, Goiânia desceu 18 posições e teve os piores resultados nos indicadores Crescimento da Renda Média do Trabalhador Formal, onde caiu 237 posições, e em Crescimento do PIB Per Capita, perdendo 178 posições nesses quesito, em relação ao ranking anterior. Esses resultados ruins colocam a capital goiana entre os piores colocados entre todos os municípios nestes dois indicadores, o que impacta diretamente a qualidade de vida da população goianiense. A capital é a 384ª colocada em Crescimento da Renda Média do Trabalhador Formal, e a 335ª no indicador Crescimento PIB Per Capita.

Outros Pilares

As maiores quedas de Goiânia no ranking foram nos pilares Qualidade de Saúde, onde o município experimentou queda de 121 posições; No pilar Saneamento a cidade perdeu 76 posições; Acesso à Saúde, desceu 44 posições; Segurança, perdeu 34, e Meio Ambiente também regrediu 34 posições.

No Pilar Funcionamento da Máquina Pública, a gestão de Rogério Cruz foi muito mal no indicador Qualificação do Servidor, onde perdeu 102 posições em relação ao ano passado, e no Custo da Função Legislativa o município de Goiânia desceu 113 posições em relação ao último ranking.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.