Entre em contato

Política

Deputados prestigiam Vitor Hugo e sinalizam distanciamento de Gustavo Mendanha

Ex-aliados e incentivadores da pré-candidatura do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, os deputados Major Araújo, Paulo Cezar Martins e Professor Alcides prestigiaram o lançamento da pré-candidatura do correligionário Vitor Hugo, numa clara demonstração de que vão apoiar o governadoriável do PL. Diante das mudanças na direção do partido em Goiás, os parlamentares sinalizam que estão fora do projeto político de Gustavo Mendanha (Patriota)

Publicado

on

Os revés sofridos por Gustavo Mendanha, pré-candidato do Patriota ao governo de Goiás, diante dos embates pelo apoio do PL em Goiás, aprofundaram o isolamento do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia no seu projeto de chegar ao Palácio das Esmeraldas nas eleições de outubro próximo. Quando deixou o MDB, em setembro do ano passado, Mendanha anunciou que tinha o apoio da quase totalidade da oposição ao governador Ronaldo Caiado (UB) e dizia haver um projeto dessas forças políticas para enfrentar o pré-candidato à reeleição. Oito meses depois, Gustavo Mendanha vê-se praticamente sozinho numa pré-candidatura que mostra-se esvaziada do ponto de vista político partidário e já não conta mais com os antigos aliados.

Os vários partidos que o próprio ex-emedebista anunciava como prováveis destinos de sua filiação acabaram descartando recebê-lo e restou a Mendanha sua filiação ao Patriota de Jorcelino Braga, também esvaziado pela ausência dos principais nomes do partido, Jânio Darrot e Marden Jr, ex e atual prefeito de Trindade, respectivamente, que já declararam apoio à reeleição de Ronaldo Caiado.

Antes disso, o ex-prefeito de Aparecida lutou para conquistar o apoio do PL e se lançar candidato do partido em Goiás, mas foi derrotado pelo preferido de Jair Bolsonaro, o deputado federal Vitor Hugo, que não só foi ungido pré-candidato da legenda no Estado, como foi alçado à condição de presidente Regional da sigla, encerrando qualquer chance de apoio do PL a Mendanha.

Com isso, aliados de primeira hora de Gustavo Mendanha, como os deputados Paulo Cezar Martins, Professor Alcides e Major Araújo, todos filiados ao PL, sobretudo por força regimental, acabaram se rendendo à decisão do partido e sinalizaram apoio ao projeto do correligionário Vitor Hugo, descartando, ainda que informalmente, apoio à candidatura do ex-emedebista.

Da mesma forma, a deputada Magda Mofatto, até então a maior liderança do PL em Goiás, que assistiu a queda do seu marido, Flávio Canedo, da presidência do partido, tem evitado declarações de apoio a Mendanha e mantém total silêncio sobre o novo quadro do seu partido, o que leva a crer que o pré-candidato do Patriota não terá mesmo apoio da turma com a qual iniciou o pretenso projeto de chegar ao comando do executivo estadual.

Inusitado

No evento que marcou o lançamento da sua pré-candidatura, Vitor Hugo recebeu carta branca do comando nacional do PL e dá sinais de que não pretende ampliar alianças com outros partidos que não se identifiquem com a ideologia bolsonarista. Também deve aumentar a pressão para que integrantes do seu partido respeitem a fidelidade partidária e se abstenham de apoio a outros candidatos, principalmente a Gustavo Mendanha.

Diante desse cenário, o deputado Professor Alcides, histórico aliado de Mendanha em Aparecida de Goiânia, pretende inovar, e anunciou uma saída um tanto quanto inusitada. De acordo com o deputado, ele vai apoiar Mendanha no município de Aparecida e Vitor Hugo no restante do Estado. Os próprios correligionários de Alcides torceram o nariz para essa proposta e não acreditam que essa seja uma decisão sustentável do ponto de vista político partidário.

Por outro lado, a possibilidade cada vez maior de que Marconi Perillo (PSDB) opte por se lançar candidato ao governo de Goiás, como já vem sendo admitido pelo próprio tucano, e a tendência do Republicanos anunciar de vez seu apoio à reeleição de Ronaldo Caiado isolam ainda mais a candidatura de Gustavo Mendanha, diminuindo sensivelmente sua estrutura partidária para uma disputa de tamanha relevância.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.