Entre em contato

Política

Alta rejeição e baixa densidade eleitoral: Goiânia não seria uma opção para Marconi Perillo em 2024

Aliados cogitam a possibilidade do tucano se lançar a prefeito de Goiânia nas eleições de 2024, copiando a trajetória de Iris Rezende, um dos maiores líderes políticos de Goiás, eleito duas vezes prefeito da capital depois de duas derrotas eleitorais majoritárias seguidas, em 1998 e 2002

Publicado

on

Aliados do ex-governador Marconi Perillo, do PSDB, cogitaram, na semana que passou, a possibilidade do tucano se lançar candidato do partido para prefeito de Goiânia nas eleições de 2024. Segundo esses aliados, Perillo poderia copiar a trajetória de superação de Iris Rezende, um dos maiores nomes da política goiana, que foi eleito duas vezes prefeito da capital depois de duas derrotas eleitorais seguidas, uma para governador em 1998 e outra para o Senado, em 2022. Iris ainda seria eleito mais uma vez prefeito de Goiânia em 2016, depois de perder as eleições de 2010 e 2014 para o Governo.

Marconi Perillo acaba de amargar a segunda derrota consecutiva para o Senado. Em 2018, o tucano foi apenas o 5º colocado para o cargo, e dessa vez ficou em 2º lugar, atrás do candidato do presidente Jair Bolsonaro, Wilder Morais, do PL, que obteve 799 mil sufrágios, ou 25,25% dos votos válidos. O peessedebista teve 626,6 mil votos (19,80% dos válidos).

O tucano voltou a Goiás no início deste ano, depois de ter se mudado para São Paulo logo após a derrota em 2018. Marconi, que conseguiu a anulação do processo oriundo da Operação Cash Delivery, do MPF/GO, que o acusava de receber propina da empreiteira Odebrecht enquanto era governador de Goiás, alegava ter sido vítima de uma “grande armação política” e buscava a absolvição das urnas para continuar seu projeto político no Estado. Não conseguiu.

Correligionários apostam que Marconi tem mais o que comemorar, do que o que lamentar. O segundo lugar na disputa, que lhe rendeu mais de 600 mil votos, segundo esses aliados, representaria o expurgo definitivo dos desgastes do tucano junto ao eleitorado goiano. O PSDB estadual vê com otimismo a possibilidade de Marconi vencer a disputa na capital de Goiás.

Analistas políticos, no entanto, enxergam um obstáculo de difícil transposição para Perillo, que seria a alta rejeição do tucano na capital, onde não vence desde as eleições de 2006. Os especialistas dizem que, ao contrário de Iris, que tinha um carisma impressionante junto à população e uma história de pertencimento com Goiânia, reconhecidamente o prefeito que mais fez pela capital em toda sua existência, Marconi Perillo tem dificuldades de se apresentar ao eleitorado goianiense, tido como um dos mais politizados do Estado.

Além da alta rejeição ao seu nome em Goiânia e o histórico de revés na capital, Marconi também sofre com o enfraquecimento do seu partido  no Estado e no país como um todo. Nas eleições municipais de 2020, o PSDB disputou a Prefeitura de Goiânia e teve apenas pouco mais de 5 mil votos, o maior fiasco do tucanato em Goiânia.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.