Entre em contato

Política

Arcabouço fiscal é aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal

O texto agora segue para votação no plenário, onde já está incluído na pauta da sessão deliberativa, ou seja, pode ser aprovado pelos senadores ainda nesta quarta. Em virtude das alterações sofridas na Câmara Alta, o texto deve voltar à Câmara, onde as alterações serão analisadas pelo deputados

Publicado

on

Senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) aprovou, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei complementar 93/2023 que cria o novo Regime Fiscal, conhecido como arcabouço. Aprovado com 20 votos favoráveis e 6 contrários, o texto substitui o Teto de Gastos em vigor e limita o crescimento anual das despesas da União entre 0,6% e 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o presidente da CAE, senador Vanderlan, a Comissão de Assuntos Econômicos cumpre o seu papel em analisar e votar de forma célere importantes pautas econômicas do país.

“Esse projeto é extremamente importante, pois traz as novas regras e mecanismos para manter as contas públicas em equilíbrio. A Comissão de Assuntos Econômicos cumpre o seu papel em aprofundar as discussões sobre esse tema, abrir espaço para amplo debate e realizar a votação com a celeridade que o projeto exige”, disse o presidente.

O relator do projeto, senador Omar Aziz (PSD-AM), alterou pontos do texto encaminhado em maio pelos deputados. Aziz retirou do limite de gastos as despesas da União com a complementação do Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, com o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e com as áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Caso seja aprovado também pelo Plenário do Senado, o projeto retornará para nova votação na Câmara dos Deputados, uma vez que o texto foi modificado no Senado.

Com informações da assessoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO)

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.