Entre em contato

Política

Goiânia perde 50 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios

A capital goiana caiu da 88ª colocação no ranking do ano passado para a 138ª posição geral no Brasil em 2023. No Centro-Oeste, o município administrado por Rogério Cruz, que conseguiu nota normalizada de 52,92 no ranking, perdeu o 1º lugar para Campo Grande-MS, que alcançou nota 54,4.

Publicado

on

Nos últimos dois anos, a capital goiana despencou 71 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios

Goiânia perdeu 50 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, um estudo elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta quarta-feira (23/08) e que chega a sua quarta edição neste ano. No ano passado, a cidade, administrada por Rogério Cruz (Republicanos), ocupava o 88º lugar. Agora, com a queda, Goiânia passou a figurar no 138º lugar entre os municípios brasileiros. Entre as capitais, Goiânia ocupa a 12ª colocação no ranking.

O Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo que avalia 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos,  analisa o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.

As maiores quedas de Goiânia no ranking foram nos pilares Qualidade de Saúde, onde o município experimentou queda de 121 posições; No pilar Saneamento a cidade perdeu 76 posições; Acesso à Saúde, desceu 44 posições; Segurança, perdeu 34, e Meio Ambiente também regrediu 34 posições.

No Pilar Funcionamento da Máquina Pública, a gestão de Rogério Cruz foi muito mal no indicador Qualificação do Servidor, onde perdeu 102 posições em relação ao ano passado, e no Custo da Função Legislativa o município de Goiânia desceu 113 posições em relação ao último ranking.

Na região Centro-Oeste, Goiânia perdeu o 1º lugar para Campo Grande-MS, que obteve nota normalizada de 54,4 pontos e figura na 92ª posição geral do ranking de Competitividade dos Municípios. Cuiabá-MT é o 3º e a cidade goiana de Rio Verde, que subiu 11 posições em relação ao ano passado, é a 4ª colocada na região e a 140ª do Brasil. Assim como a capital, Aparecida de Goiânia perdeu mais 53 posições e caiu para a 304ª posição no ranking. No ano passado, a cidade da região Metropolitana ocupava a 251ª posição geral no Brasil.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.