Entre em contato

Artigo de Opinião

Assim como o fascismo, o bolsonarismo é uma ideologia baseada no poder, na mentira e no medo

Publicado

on

O bolsonarismo é um movimento fascista. E por que digo isso? Porque nele estão presentes as características do Fascismo: crença num líder carismático e forte; discurso de defesa dos valores mais caros a uma sociedade, como família e pátria, crença numa hierarquia social que exclui as minorias, como homossexuais, negros, pobres e mulheres, e aversão à democracia eleitoral.

O fascismo, a exemplo do bolsonarismo, tenta, com o seus argumentos, atrair os conservadores, criando supostos inimigos que estariam na iminência de destruir os seus valores, dizendo, por exemplo: ‘os comunistas estão vindo para destruir suas tradições, vão atrás dos seus filhos’.

Embora esses conservadores não sejam fascistas, os verdadeiros fascistas vão dizer: ‘suas tradições, sua religião, sua família, sua igreja estão em risco, e você precisa de um homem forte para te proteger, um homem de moral firme para fazer o que for preciso para proteger você, sua família e sua religião’.

Com esse discurso, o fascismo coopta os conservadores, os cristãos, as pessoas que, embora não sejam fascistas, repito, buscam uma suposta proteção contra esses inimigos imaginários criados pelo fascismo.

O fascismo não é cristão, ao contrário, o cristianismo é a antítese de tudo que o fascismo representa, mas o fascismo cria nos cristãos esse pânico e medo, dizendo, “oh, os comunistas estão aí, os homossexuais e o pessoal de esquerda estão aí, e você vai precisar de alguém que tenha coragem de reagir a isso, alguém forte, um homem forte”.

Portanto, o FASCISMO, assim como o BOLSONARISMO, é uma ideologia baseada em poder, na mentira e no medo, principalmente. Esse pânico criado a partir de mentiras, da divulgação de notícias falsas, como dizer que Lula vai fechar igrejas, que vai transformar o Brasil num país comunista, que vai construir banheiros unissexs em escolas, que vai incentivar a tal ideologia de gênero, cria um medo tão grande nos cristãos, nos conservadores, que eles acham que é urgente apoiar um homem que vai salvá-los da ameaça do comunismo, por exemplo.

O objetivo final do Fascismo, assim como o Nazismo, todos nós conhecemos: é o extermínio dos supostos inimigos, daqueles que eles consideram nocivos à sua ideia de sociedade ideal. E quem são esses inimigos? O suposto comunista, o homossexual, o negro, os deficientes físicos, os pobres, as mulheres. Foi com o argumento de Deus, Pátria e Família que Hitler e Mussolini mataram milhões de pessoas. Não se iludam! A luta que travamos em pleno 2022 não é apenas política. É, sem dúvidas, a luta entre democracia e fascismo! Você escolhe de que lado ficar!

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.